“Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis”, afirma Jerônimo Rodrigues
- Redação FalaAiBahia

- 15 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out.

Camaçari (BA), 09 de outubro de 2025 – A implantação da fábrica da BYD (Build Your Dreams) no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, marca uma nova era para o setor automotivo baiano e brasileiro.
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a chegada da montadora chinesa transforma a Bahia em protagonista nacional na produção de veículos elétricos e sustentáveis.
evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além de autoridades e executivos da empresa.
Fábrica 100% sustentável e foco em energia limpa
A planta industrial da BYD está sendo construída na antiga unidade da Ford, em Camaçari, com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões.
A nova fábrica será a primeira da América Latina dedicada integralmente à produção de veículos elétricos, híbridos e chassis de ônibus elétricos.
A meta é iniciar a operação plena até o final de 2025. Desde o início de outubro, 350 trabalhadores foram contratados.
A previsão é alcançar 1,8 mil até o fim do mês e 2 mil nas semanas seguintes.
A empresa terá capacidade de produzir até 150 mil veículos por ano. Em pleno funcionamento, o complexo terá potencial estimado de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Empregos e desenvolvimento regional
O governo estadual destaca que o impacto se estende para o interior, com oportunidades de qualificação técnica, inovação e energia solar: áreas estratégicas da BYD.
Fonte oficial: Governo da Bahia – ba.gov.br
Bahia como polo de inovação automotiva
A cerimônia de inauguração da BYD contou, ainda, com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin; o governador Jerônimo Rodrigues, ministros de estado, do presidente da BYD, Wang Chuanfu; e secretários do governo da Bahia como Augusto Vasconcelos, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda
e Esporte (Setre). A Setre possui parceria com a BYD e Estaleiro Enseada tanto para a qualificação de pessoal quanto para intermediação de mão-de-obra para as plantas industriais.
Além das fronteiras
Meta é 600 mil carros/ano e foco em exportar:
"Essa indústria iria produzir 300 mil carros por ano e ele anunciou que em breve estará produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia, porque eles não querem vender carro apenas aqui no Brasil, na América Latina e eu estou dizendo que nós queremos vender no continente africano (...). Com o carinho
do povo baiano a gente começa a vender carro para o mundo inteiro", disse o presidente.























Comentários