FIOL atinge 70% das obras concluídas, acelerando integração logística no oeste da Bahia.
- Redação FalaAiBahia
- 20 de ago.
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Com um terço do trecho entre Caetité e Barreiras já finalizado, ferrovia ganha novo ritmo dentro do PAC 3 e desponta como eixo estratégico para o escoamento regional.
Bahia, 20 de agosto de 2025 — Um dos grandes projetos de infraestrutura nacional — a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) — chega a um marco significativo: 70% das obras da primeira etapa estão concluídas.
A constatação foi divulgada pelo governo estadual nesta quarta-feira e representa avanço na conexão da Bahia com o interior do país e os portos marítimos.
Percurso e importância logística
O trecho concluído, conhecido como FIOL 2, liga Caetité a Barreiras, e é considerado crucial para escoar grãos produzidos no oeste baiano e minérios do sul do estado rumo a portos como o de Ilhéus. A ferrovia, com extensão total de 1.527 quilômetros, está entre os principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), com foco em integrar territorialmente o país de forma sustentável e reduzir dependência do transporte rodoviário.
Além de reduzir emissões de gases de efeito estufa, a ferrovia permitirá diminuir custos logísticos, aumentar a produtividade agrícola e fomentar a economia territorial.
Avanços e desafios
Segundo informações da Infra S.A., entidade responsável pelas obras, a conclusão dos 30% restantes está prevista para meados de 2026, estando condicionada à liberação de recursos federais e avanço no licenciamento ambiental.
A linha férrea ainda precisa enfrentar:
Finalização de trechos técnicos com pontes e túneis
Adequação de interfaces para carga e descarga
Investimentos em infraestrutura operacional
Garantia nos aportes financeiros federais e estaduais
Fontes Consultadas
Matéria publicada em 20/08/2025 no Portal Viatrolebus, com dados sobre o andamento da FIOL 2 e sua importância logística Via Trolebus.
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